sexta-feira, setembro 02, 2005

Se a morte vem



O novo filme de George Romero trás os ingredientes fundamentais para se fazer um bom filme de terror: personagens interessantes, uma situação limite, e doses cavalares de gore.
Gosto do produto atrtístico que fala de uma coisa para falar de outro. O novo filme de Gerge Romero, TERRA DOS MORTOS é um bom exemplo. É um filme de terror por excelência. Acompanhamos a saga de alguns personagens sitiados em uma grande cidade, sitiados por mares de zumbis que estão à solta pelo mundo inteiro. Temos sangue em doses macissas, eplosões de cabeças e membros putrefatos, vermes, tripas sendo comida e ossos sendo chupados. O mundo da grotelândia se msotra por completo a ponte de eu me retorcer nas confortáveis poltronas do Arteplex. Temos sustos e supreses, mas iso qualquer bom filme de terror proporciona. MAs Romero vai mais longe. Ele tece uma metáfora da situação social atual, focada principalmente no papel dos EUA como "donos do mundo" pelo menos é isso que eles acham.
Vou destrinchar esta idéia: esta última cidade citiada, refúgio dos homens que aind anão sucumbiram a fúria da morte, é administrada por um todo poderoso sem escrúpolu algum, o Sr. K. Ela e toda uma gente rica vivem em um grande prédio, uma torre (torre, tão ligados?) no centro da cidade, daquelas torres que tem shopping center anexado, farmácia, e supermercado. Quem mora lá mora bem, tem proteção de guadas armados e uma vida que emula a vda livre ates da epidemia dos mortos. Gente rica que não vê sujeira e não vê morte. COmo nos nossos condominios de luxo, onde se pode passar ma vida inteira sem saber o que ta rolando no mundo "real".
Ao redor desta torre está a cidade propriamente dita, uma cidade de destroços, mas o povo vive e se diverte. Tudo parace com uam grande feira latina, as crinças brincam nos destroços,as pessoas aind atrabalham, tentam viver.
Para manter a cidade fucnionando, pessoas desinadas pelo Sr. K sae dos limites seguros e vão atacar cidades vizinhas, cidades dos mortos, para pegar comida, bebida e do mas que for útil. Para isso eles saem com um caminã imenso, totalmente equipado com mísseis e metralhadoras, é este grande caminhão "o matador" que é a chave da segunrça da cidade e sua mão forte em termosde ataque aos mortos. Poisé. Mas depois de servir três anos ao Sr. K, Chollo, um capanga mexicano decide que está na hora de ter o seu espaço na torre, e emsmo bajulando o todo poderso, não consegue, além de ser vitimado por um ataque do mesmo, que considera as pessoas "substituíveis". Enfurecido Chollo sequestra o "matador" sai da cidade e aponta seus misseis para a torre. Isso não lembra uma certa situação que se passou em um fatídico 11 de setembro? Claro, mas simplificado pela metáfora. Em suma Romero cria um microcosmo ficcional que tenta dar conta do que seria a sociedade ataual: ricos e pobres sim estão em confronto e é deste co fronto que surgem anomalias como o terrorismo. agora esta tensão é colocada frente a uma outra tensão, a MOrte, simbolizada pelos zumbis, lentos e nojentos, mas que vançam firmes e acabam tomando conta da cidade. A exploração, mostra Romero, se torna inda mais a bsurda frente à morte, que avança em passos lentos e firmes, tendo a certeza da vitória final.
Um belo filme.

2 comentários:

Anônimo disse...

-_-

João de Ricardo disse...

?