segunda-feira, junho 16, 2008

TERESA E O AQUÁRIO: A NOVA PEÇA DA CIA ESPAÇO EM BRANCO



O projeto vencedor do VIII Prêmio palcohabitasul de Montagem Cênica foi "Teresa e o Aquário".

Jurados: Alejandro Ahmed (Cena 11 - Florianópolis), Félix Bressan, Paulo Balardim e Zoravia Betiol.

Parecer de Alejandro:

Meu voto vai para Teresa e o Aquario da Cia. Espaço em Branco.

O projeto apresenta maior completude em relação aos itens solicitados no regulamento do Prêmio.

O maior detalhamento do planejamento criativo e prático aponta para maior potencial de realização eficiente da montagem.

A proposta de trabalhar com Teatro, Dança e Dramaturgia para estruturar o sistema de concepção da obra sugere investigação interdisciplinar e pode gerar novas estratégias de tratar a cena.

A proposta de Desmontagem cênica procura abranger desde o processo até o acesso facilitado ao público.

O acompanhamento dos ensaios pelo Dramaturgo propõem uma organização espontânea e de real troca entre as áreas.

Parecer de Paulo:

"Teresa e o aquário" aponta para uma linha investigativa teatral, a qual utilizará variados elementos artísticos em prol da externalização das subjetividades textuais e das capacidades dos atores.
O projeto contém substancial coerência, tanto em sua concepção quanto em sua metodologia e a equipe técnica e elenco envolvidos já apresentam uma trajetória significativa no tipo de proposta cênica apresentada, apesar de ser uma companhia jovem. Com isso, espera-se que a qualidade final do trabalho corresponda fidedignamente ao capricho com o qual foi meticulosamente elaborado o projeto.

Votação internet:
272 - Teresa e o Aquário
17 - Funerária Brasil S/A

FONTE:

http://www.palcohabitasul.com.br/7montagemrs/default.asp?coduf=1&pg=vencedor

Da 25 de junho estou indo para Porto com a Alegre responsabilidade de criar com meus companheiros artistas da Cia Espaço em BRANCO um novo espetáculo. Mais do que um espetáculo, Teresa é desde já território de investigação, de trasbordamento de memórias e afetos, pessoais e do próprio coletivo de artistas.
O espetáculo também já é máquina desejante de atualizar as relações artíticas da Cia, cruzando as experiências "solo" que tivemos de Andy/Edie até agora.
Desde já ta convido os amigos da Cia. a se juntarem a nós e colaborarem no projeto. O processo pretende-se bastante poroso e a sala de ensaio terá acesso a quem desejar estar conosco.

Abraços

JdR
(preparando as malas e a coragem)

Um comentário:

Rodrigo Monteiro disse...

João,

quero ver vc dirigindo um Ibsen.

bj