quarta-feira, maio 28, 2008

Bansky propõe ação muliplicadora, alegre!




The Cans Festival (clique me)

O artista inglês Bansky propôs uma expsição in progress em um túnel totalmente aberta a participação de artistas e interessados em geral. Segundo ele "Sempre achei que qualquer pessoa que tenha uma lata de tinta nas mãos deveria ter tanto direito quanto arquitetos e publicitários de determinar a aparência de nossa cidade".
Para participar basta levar seu stencil e fazer. Pra quem não sabe stencil é aquele tipo de intervenção visual urbana que se utiliza de uma máscara de papel ou plástico que é pntada por spray, deixando impressa nas paredes ou em qualquer lugar a iagem proposta pelo artista. Me lembrei tmbm que o stencil tem um histórico astante relacionado a resistência política em países que se encotram ou se encontravam em regimes militarizados fechados, ditduras etc. Serviam como meio de comunicação, já que a censura pegava forte nos jornais etc e não rolava ainda a internet. Os muros da cidade tornavam-se com a plaicação do stencil, um lugar de resistência e comunicação.
Eu já fiz uns trampinhos de stencil, mais tarde posto aqui. Dêem uma olhada. The Cam Festival é uma proposta agregadora, viral e digamos assim "performática" pois atravéz de uma proposição, vai multiplicando ações artíticas individuais mas conectadas a uma rede. Uma ação alegre (lembrem-se de Spinoza alegre é a ação que gera mais ações, triste é a ação que paraliza a ação de si próprio e a do outro)!


Nenhum comentário: