terça-feira, abril 22, 2008

Arquipélago N.1 Devir

> 28 de novembro de 1947 – Como criar para si um corpo sem órgãos

Quem veio primeiro, o OVO ou a GALINHA?

No dia 28 de novembro de 1947, Artaud declara guerra aos órgãos: Para acabar com o juízo de Deus, "porque atem-me se quiserem, mas nada há de mais inútil do que um órgão". É uma experimentação não somente radiofônica, mas biológica, política, atraindo sobre si censura e repressão. Corpus e Socius, política e experimentação. Não deixarão você experimentar em seu canto. (DELEUZE-GUATARRI 1996: 10)

Junto a Referência artaudiana, o Corpo sem Órgãos, que será centralizadora deste platô,um dos muitos Mil Platôs de Deleuze e Guatarri, vemos o desenho de um ovo que contém em sua gema uma espiral além de pequena rubrica que diz “o ovo dogon e a repartição de intensidades”. Esse ovo desenhado faz parte da mitologia de uma tribo africana que foi largamente estudada pelos sociólogos e antropólogos franceses no início do século, os Dogon. Esse ovo está no centro da mitologia da tribo e está associado a narrativas cosmogonicas[1]: o mundo e os seres humanos teriam partido dali. Qual é o agenciamento entre o ovo e o CsO? O ovo e a estrutura arquitetônica da Unicamp, seu logo, o chafariz central agora seco um corpo sem líquidos é um corpocadáver. (veja o que é a rodela nos textos a seguir)


[1] Cosmogonia (do grego κοσμογονία; κόσμος "universo" e -γονία "nascimento") é o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiões, mitologias e científicas através da história. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmogonia pesquisado em 21/ 12 / 2007


A ação Arquipélago um está organizada em três rizomas que referem-se a cada performer: como nameira de organizar a concepção - ação, propomos algumas TASKS, tarefas que deveremos atualizar no decorrer da ação. Progrmas de comportamento.

O performer está em casa. O trajeto íntimo-público. Casa-Rodela. Que traços eu trago do meu universo subjetivo e levo para o espaço público? Ir de casa até a rodela, conversar sobre a ação com as pessoas no caminho, se encontrar com os outros performers no local específico da ação.
Entrar junto no espaço de ação, escolher, desinfetar e encapar com plástico a pedra específica que servirá de ilha. Criar a sua ilha com seus objetos pessoais, etc.

SEGUE nos próximos Devires. Tente linkar os universos de cada devir com o performer referente. As TASKS serão executadas em uma ordem a ser definida no momento. Assim, a ordem destas postagens não é relevante.

Nenhum comentário: